segunda-feira, 18 de julho de 2016

Ruinas Jesuítas,Paraguai, Argentina e Brasil, Historia e cultura através do cicloturismo 1/3


 Ha uma semana Mauro, o Colombiano de http://alsurenbici.blogspot.com.br/, que á quatro meses atras estava aqui em casa retornou para Serranópolis do Iguaçu, teve um tempo de descanso para aguentar a pedalada ate o Rio de Janeiro. Durante essa semana resolvi me planejar sobre uma cicloviagem ate as Ruinas Jesuitas de San Ignacio, na província de Missiones na Argentina. O primeiro passo foi entrar em contato com algumas pessoas que poderiam me hospedar. Entrei em contato com o Eduardo Aleman, um seguidor no Strava, aplicativo utilizado por ciclistas para marcar a trajeto percorrido durante a atividade, entrei em contato pedindo se tinha algum camping na sua cidade e logo Eduardo respondeu que fazia questão de me hospedar em sua casa. Essa noticia já me animou pois já tinha uma hospedagem, também entrei em contato com outras pessoas através do warmshowers e mais uma hospedagem garantida, dessa vez o Ricardo da cidade de Puerto Rico/AR disponibilizou sua casa para me hospedar. Essas duas hospedagem me deram um estimulo a mais para pegar a estrada, pois antes de sair de casa tudo já estava ocorrendo muito bem.
 Quarta a noite avisei o Mauro que na sexta eu viajaria para a Argentina, ele ficou feliz com a noticia e resolveu sair comigo, porem seguiríamos caminhos opostos, eu para oeste ele para leste.
 Na quita deixei os alforges prontos, barraca e isolante térmico, tudo carregado na bicicleta.Combinamos de sair as 07:00h de casa, porem tivemos uma hora de atraso , saímos e seguimos pedalando até Medianeira rumo a Celso Cicles, lá peguei uma câmara de ar e o Mauro regulou o cambio  da Serena. Então foi hora de se despedir, ou melhor um até breve, pois acredito que ainda se encontraremos nas estradas pela America do Sul ou em Bogotá sua cidade natal.
Al Sur en Bici e Espirito Livre
 As 09:00h sai de Medianeira rumo a Foz do Iguaçu, as 11:30h parei para almoçar la mesmo em Foz, de lá segui para a fronteira com a Argentina, dei entrada no pais vizinho e como é de costume ouve a admiração das pessoas quando disse o trajeto que faria.
Ponte Tancredo Neves BR-AR



 Saindo de Puerto Iguazu sentido as Cataratas del Iguazu a estrada é bastante movimentada devido ao fluxo de turistas indo visitar as Cataratas Argentinas e o perigo aumenta pois não ha acostamento nesse trecho. Apos pegar a Ruta Nacional 12 o fluxo de automóveis diminui e a rodovia ganha acostamento, até ai já tinha pedalado 100 km  e restava mais 35 km até chegar a cidade de Colonia Wanda, lá passei a noite na casa do Eduardo Aleman o seguidor do Strava. Devidamente acolhido e apresentado a família e de banho tomado, saímos conhecer o centro da cidade, apos fomos jantar com um casal de amigos de Eduardo, Andrea e Jorge, um casal de ciclistas que estão planejando pedalar pela Ruta Nacional 12.
Eduardo Aleman
Norma e Eduardo
 Manha seguinte, hora de acordar, tomar cafe, arrumar as tralhas e partir , mas antes disso Norma a esposa de Eduardo fez uma oração enquanto estávamos a mesa, na oração ela pediu proteção e sorte na minha viajem, fato que me deixou emocionado e extremamente feliz. Antes de sair Norma me presenteou com alfajors e chocolate, uma boa dose de energia para o dia de pedalada.
Presentes da Norma

 O relevo começou a mudar nos km seguintes, a estrada fica com mais subidas e descidas, uma apos a outra parecendo uma montanha russa, ficando raro os lugares planos e com isso aumentando o meu desgaste físico e o consumo de água.
 As 11:30 cheguei na cidade de El Dourado, parei em um 'TENEDOR' para almoçar, apos alguns minutos chegou um caminhão no mesmo restaurante,logo percebi que se tratava de pai e filho.Quando desceram do caminhão começaram pedir da bicicleta, dos equipamentos e sobre a viajem. Almocei na área externa do restaurante para poder ficar mais próximo da bicicleta e o pai e filho almoçaram da área interna, quando fui pagar a conta o homem me chamou e pediu se eu não queria um carona até alguma cidade mais adiante, logo a resposta foi sim,ai estava a oportunidade de conhecer mais duas historias de vida, logo carregamos a bicicleta na carroceria do caminhão lá fomos 70 km até a cidade de Puerto Rico. O trajeto durou cerca de uma hora, tempo suficiente para descobrir que seu filho Martin é praticante de MTB e que leva na sua testa uma cicatriz do esporte , algo engraçado é que em todas subidas Daniel Luna dizia : La se vá Fabiano sufrindo en la subida jajaja.. Chegamos na Cidade de Puerto Rico, hora de se despedir e tirar uma foto para lembrar das pessoas que fazem parte da viagem.
Daniel Luna, caminhoneiro que me deu carona
 Em Puerto Rico consegui hospedagem através do warmshowers, https://pt.warmshowers.org/ logo na primeira mensagem que enviei Ricardo já se prontificou em me receber na sua casa. Segui pedalando pela rua que Ricardo tinha me passado, sem saber passei em frente a sua casa , então avistei uma sorveteria aberta, pedi para a atendente se tinha internet no local, ela disse que nao tinha mas poderia passar o sinal de internet do seu celular, com internet enviei uma mensagem para meu anfitrião, em menos de 10 minutos ricardo estava em frente a sorveteria, me apresentei e seguimos para sua casa, na realidade eu estava á uns 50 metros da sua casa.
 Logo que chegamos Ricardo me mostrou aonde seria o meu quarto , quarto  repleto de figuras e posters  nas paredes, quarto esse que foi do seu filho que atualmente mora em Buenos Aires. Ricardo é medico ginecologista e sócio de um hospital na cidade, devido ao seu trabalho logo teve que sair para atender uma paciente, porem antes de sair Ricardo me deixou a vontade para usar seu computador, TV, e tudo na casa, mas decidi pedir um livro para ficar lendo enquanto ele estava fora.

leitura pra aprimorar o espanhol

 A noite fomos na casa da sua namorada, com ela vive seus dois filhos, ela com 18 anos ele com 15 anos de idade, pessoas muito agradáveis que me fizeram se sentir bem logo que cheguei. Saímos para comer empanadas e conhecer um pouco da cidade, passamos pelo centro e fomos em direção ao rio Parana na avenida Costaneira.
Catedral de Puerto Rico
Renaut 64
 Teoricamente eu deveria estar pedalando  agora, porem não neguei o convite para comer um assado.Maravilhoso resume o assado feito pelo Ricardo, hoje se reunimos eu, Ricardo, Alicia,Matias, Jessica e Rose a irma do Ricardo, mas uma vez me surpreendi com a forma que fui tratado, poucas vezes me senti tao acolhido. Apos o almoço fomos em um sitio aonde familiares de Alicia vivem, pessoas encantadoras com quem pude compartilhar minha historia e experiencias.
''Mais uma vez estou sentado em frente a escrivaninha olhando pela janela, na vidraça vejo meu reflexo e a emoção esta a flor da pele, pensando em como sou uma pessoa de sorte em poder compartilhar momentos únicos com pessoas que talvez jamais irei reencontrar novamente '' Trecho do diário de viagem.

Meu quarto por dois dias em Puerto Rico
Atualizando o diário de viagem
 4º dia , acordei cedo, porem fiquei na cama, não demorou muito Ricardo bateu na porta para me acordar para tomar café , apos o cafe da manha lavei as louças sujas e então é hora de se despedir, agradeci Ricardo e Alicia pela  pela hospitalidade e ele como bom anfitrião deixou o convite para o próximo retorno na sua cidade.
 Hora de pegar estrada, duas noites em uma cama confortável fez diferença na hora de pedalar. Pedalei 80 km pela RN 12 até chegar na entrada da cidade de Corpus, da cidade até a Aduana foram mais 4 km de estrada de terra, chegando lá dei a saída no pais vizinho e logo os funcionários da Aduana começaram a tirar fotos da bicicleta e me perguntar de onde vinha e para onde ia.

Saindo da RN 12 sentido a balsa em Corpus



Trecho de 4 km de estrada de terra até a balsa
 Ja em cima da balsa os funcionários me falaram das ruínas de Jesus de Tavarague, esta esta a 12 km das ruínas de Trinidad, logo me interessei na informação.Do outro lado do rio em terras Paraguaias fiz a imigração no pais e segui pedalando sob uma temperatura de 26º clima quente e abafado as 12:00.

Travessia entre Argentina e Paraguai , via balsa.
 Logo nos primeiros km a receptividade do povo Paraguaio me chamou a atenção, crianças, adultos e idosos me acenavam e sorriam quando eu passava, algo realmente distinto que tudo que já tinha presenciado até então, segui por uma rua com pedras irregulares por 8 km até que as pedras deram lugar ao asfalto, e visivelmente ali começava a cidade de Bella Vista. Quando avistei um pequeno mercado resolvi parar e comprar algo para comer, logo que cheguei 'quebrei o gelo' quando começaram a falar em alemão, comecei a brincar com as 4 pessoas que estavam ali, dai em diante foi só perguntas e mais perguntas, uma conversa amigável e cheia de interesse de ambas as partes, deles em saber e eu em responder.
 Tomei uma cerveja com os dois homens que estavam no mercado e conversei com todos que entravam ali, todos que chegavam me cumprimentavam com um aperto de mãos, algo peculiar que transmite confiança.Fiz minha compra, 2 latas de sardinha, 2 pães, água e uma coca-cola, apos pagar a compra pedi permissão para poder usar o banco em frente ao mercado, almocei e deitei durante um tempo no banco em frente ao mercado, e mais uma agradável surpresa, as pessoas que passavam ali me davam boa tarde sem mesmo eu estar as vendo, crianças passavam e admiravam a bicicleta.

Tomando uma gelada com os amigos Paraguaios 

Primeiro almoço no Paraguai
 Na Ruta 6 segui sentido oeste, foram mais 30 km até chegar na estrada que leva até a cidade de Jesus , são mais 10 km de praticamente só subidas, demorei mais de uma hora pra percorrer esses 10 km, porem na volta demorei 20 minutos.
 A entrada nas Ruinas custou 25000 guaranis, algo em torno de 15,00 reais, porem esse valor da direito a visitação em mais duas Ruinas, as de Trinidad e as de Cosme y Damião. Ingressei nas Ruinas, eu era o único turista por lá, sozinho podendo contemplar todos os detalhes da da obra sem ter alguém por perto para me observar. Ruinas Jesuítas de Jesus devidamente fotografadas foi hora de voltar até a Ruta 6, a 500 metros da ja esta a entrada da cidade de Trinidad.
Liberdade na entrada das Ruinas de Jesus
Ruinas de Jesus
Ruinas de Jesus
Ruinas de Jesus
Detalhes nas Ruinas de Jesus
Ruinas de Jesus

 Em frente as Ruinas tem o Centro de Informação ao Turista , la me deram autorização para acampar aonde achasse melhor, montei a barraca e deitei um pouco para descansar  um pouco. Ao anoitecer é hora do show de Som e Luz nas Ruinas, desta vez o espetáculo foi particular, só eu de turista nessa noite, o guia muito educado me respondeu todas as perguntas. O espetáculo consiste em uma caminhada pelas Ruinas ao som de cantigas Guaranis e iluminação focada nas principais estruturas da obra, realmente vale a pena!!
Acampamento próximo as Ruinas Jesuítas de Trinidad

Show de Som e Luz

Preparando a janta, risoto de frango com legumes
 Antes de dormir preparei a janta , risoto de frango com legumes, uma delicia quando nao se tem outra coisa pra comer.
 ... contiaçao












Nenhum comentário:

Postar um comentário