quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Diário de viagem 17/01-23/01

Diário de viagem dia 17-01 a 23-01
Após fazer os trâmites de saída do Uruguai e entrada na Argentina cruzei a ponte que liga os dois países.
A poucos quilômetros já começou a aparecer as primeiras casas na beira da rodovia, também comércio, olho para um posto de combustível e vejo uma moto com a bandeira do Brasil, vou até lá para conversar com a galera, três motociclista que estavam voltando do Ushuaia, me contaram que na estrada havia mais ciclistas que motociclista indo e voltando do extremo sul do mundo. Chego na cidade de Colón, aqui visitarei uma família de amigos que conheci a dois anos atrás em uma cavalgada na cordilheira dos andes. Entrei em contato com Cristian pedindo se teria algum lugar para ficar, prontamente disse que ficaria em sua casa, assim foi. Quando cheguei na cidade procurei algum lugar para comprar frutas e que tinha internet para eu avisar Cristian que tinha chegado, e fui logo ao mercado onde Cristian faz compras, bela coincidência. Na chegada se demos um forte abraço trocamos algumas palavras e fomos até sua casa, bicicleta guardada, minhas coisas acomodadas, bem alimentado. A tarde fomos rever outros amigos de cavalgada, primeiro fomos ate a casa do Marcos,  sempre que lembrava dele me vinha na memória alguém que bebe muito hahah cara super gente boa. De lá fomos ver outra companheira de cavalgada, a Eliana que supostamente é gerente das Termas Villa Elisa, e me presenteou com  uma entrada nas termas, assim eu, Cristian e Marcos aproveitamos a linda estrutura das Termas, como estava vindo de outras termas no Uruguai aqui fiquei surpreso, tudo impecável, padrão superior a tudo que conheço sobre parques aquáticos ou algo do tipo, várias  piscinas com diferentes temperaturas, piscina de onda, wather cabe, aluguel de bicicleta, bangalôs, hotel, restaurante, literalmente uma vila.
De lá fomos conhecer o Armazém Francou, estabelecimento que a mais de 110 anos pertence a família, foi como voltar no tempo, tudo como nos tempos passados, ali pode se encontrar de tudo, um pedaço da história bem guardado, registro tudo com muitas fotos. Lá conheci um senhor com cabelos longos, barba por fazer, caminhando descalço, começamos a conversar, me chamou a atenção A serenidade e a forma como falava, pude perceber que era alguém bem instruído, antes de sairmos nos despedimos e ele me disse muitas palavras de incentivo, quando entramos no carro para voltar Cristian me contou que esse senhor é médico que abandonou a profissão e a cidade grande para viver uma vida simples no campo, ele mesmo fez sua casa, planta suas hortaliças e praticamente tudo oque precisa, em um momento de maior lucidez fez isso para o seu bem. A noite fomos jantar na casa da Laura, irmã de Marcos, todos ouvindo atentos a minha história. Na minha estadia por Colón também teve pescaria, eu, Cristian, Ricardo, Mateus, lúcio e o  Nael ofilho do Marcos, fomos pescar no rio Uruguai, pegamos alguns bagres e se banhamos nas águas.
Um fato que me deixou emocionado foi que lúcio e Nauel queriam sempre ficar ao meu lado, e em um momento falaram que queriam que eu ficasse ali em Colón, por que tinham gostado de mim e queriam aprender português. Pude perceber a sinceridade quando me falaram isso, e não desgrudaram de mim o tempo todo.
Mateus e Lúcio são criancas muito educadas, logo no primeiro momento que as vi percebi isso. Mateus muito responsável, e Lúcio uma criança fantástica, ficou o tempo todo perto de mim, não desgrudava. Lúcio tem uma bicicleta e anda com ela todos os dias, porém estava sem freio e sem um pedal, prometi a ele que iria arrumar para podermos dar umas voltas. Sábado acordei cedo e fui procurar uma bicicletaria para comprar cabo de freio e uma peça que precisava, com o freio funcionando ainda tinha o detalhe do pedal, aí fomos comprar o pedal, troquei e fomos pedalar pela cidade. A tarde fomos acampar em uma ilha no rio Uruguai, carregamos as coisas na lancha, fomos pescar e depois acampar, a noite o prato principal foi batata gourmet a moda do brasileiro.  Noite linda, clima ameno, céu estrelado e boas risadas, melhor impossível. Amanheceu e Cristian, Mateus e Ricardo foram pescar e eu fiquei no acampamento esperando Lúcio acordar, logo que acordou falei para comer alguma coisa e em seguida fomos caminhar pela praia, não demorou 15 minutos e já quis entrar na água, então lá fomos nós tomar banho de rio logo cedo, ficou praticamente o dia todo na água, não sei de onde tirou tanta energia para nadar, correr e pular o dia todo.
Pretendia seguir viagem segunda de madrugada, mas como estava muito cansados do acampamento  e Cristian disse que Lúcio quer me entregar alguma coisa, então resolvi adiar minha partida, seria injusto comigo mesmo se eu fosse sem me despedir deles, principalmente de Lúcio. Aproveitei para ir ao mercado e abastecer minha cozinha, garanti parte da comida para os próximos dias.
A tarde enquanto arrumava as minhas coisas vi que Lúcio estava com uma folha de caderno na mão, mas não dei importância na hora, só mais tarde quando fui tirar a bicicleta do lugar que vi do que se tratava aquela folha, nela tinha um desenho feito por Lúcio, eu e minha bicicleta, a bicicleta em movimento e eu sorrindo feliz. Quando vi o desenho não fiz outra coisa a não ser chorar escondido, tomei um pouco de água e fiz de conta que nada tinha acontecido.
Hora da despedida a emoção estava a mil, me despeço da Juliana a esposa de Cristian controlando a emoção, mas quando é hora de me despedir de Cristian, Mateus e Lúcio as lágrimas rolaram igual criança, criei um laço de amizade e apego em poucos dias, coisa que jamais teria imaginado, antes de partir dou a única lembrança que poderia a Lúcio, lhe dou uma ferradura que havia encontrado em Uruguaiana e pretendia carregada comigo, mas agora ela está bem guardada e espero que lhe traga muita sorte como diz a lenda.
Segui pedalando pela Ruta 14 chorando igual criança, as lágrimas não paravam de cair, uma felicidade imensa por ter tido essa experiência única, em poder ser a inspiração de duas crianças. Nesse momento percebi a importância que posso ter na vida de uma criança, como Cristian disse, virei uma espécie de Super herói para seus filhos, e prometo fazer o possível para honra los disso.
Em breve se reencontraremos e vamos  rir muito dessas histórias, abraço e se cuidem Mateus e Lúcio monito.










Nenhum comentário:

Postar um comentário