sexta-feira, 24 de março de 2017

Diário de viagem 05/03 a 16/03

Diário de viagem dia 05/03 a 16/03

Bolívia, um país que fiquei com sérias dúvidas se viria pra cá ou não, diante de relatos de quem já conhecia o país resolvi conhecer esse nação que logo nos primeiros quilômetros de estrada já me agradou, todos os motoristas muito simpáticos, todos que cruzam pelo caminho buzinam e acenam, isso mostra muito sobre a educação do seu povo.
 No primeiro dia fui praticando a minha paciência, algo que ultimamente venho praticando muito, não estou me referindo a raiva ou algum sentimento mal, quero dizer que agora tenho paciência comigo mesmo, oque no início da viagem eu me cobrava para que pedalasse rápido, agora já não existe mais essa cobrança, pedalo no meu ritmo mais lento, observando os detalhes e aproveitando ao máximo esse tempo que é só meu. Digo isso porque pedalo poucos quilômetros e paro para olhar a paisagem, respirar fundo e me preparar para os próximos quilômetros e paisagens.
 Nesse primeiro dia foi de subidas, mas também teve quatro descidas, isso era algo que a tempo eu não tinha no meu caminho, e quando elas aparecem eu aproveito ao máximo o vento no rosto e em alguns instantes até solto as mãos do guidão e abro os braços como que se fosse capaz de voar.
 Minha primeira cidade é Alota, na verdade um pequeno povoado a 85 km da aduana, logo que cheguei procurei uma hospedagem, algo entre 20 reais cama, chuveiro quente, e uma refeição, aliás essa é a primeira vez que gasto dinheiro com hospedagem desde o início da viagem, se não estou enganado 78 dias acampando e ficando na casa de amigos e pessoas que encontrei no caminho, mas o frio aqui da região não me deixou outra alternativa se não dormir em um lugar abrigado do frio.
Aqui voltei a pedalar longas distâncias, no segundo dia já aclimatado com a altitude percorri 125 km, na realidade seriam 148 km mas uma Peruana com um sorriso lindo me fez pegar uma carrona, calma aí, vou explicar melhor essa história, logo pela manhã após sair de Villa Alota encontrei uma camionete que faz os tours parado na beira na estrada, o motorista fez sinal para eu parar, parei e vi ele e duas mulheres, uma loira com olhos azuis e uma morena com o sorriso mais lindo que tenho recordação nos últimos tempos, ficamos ali conversando sobre a viagem por algum tempo, eis que ela me perguntou se eu quero carrona quando eles voltam do tour, e é claro que a minha resposta foi sim, mas segui pedalando o dia todo, seriam 148 km de Villa Alota até o Uyuni, quando parei para dar uma esticada nos músculos eles apareceram de carro, e lá foi a bicicleta pra cima da camionete,  alguns devem estar pensando: Nossa, ele deixou de pedalar por causa de uma mulher. Sim, deixei, mas você não faz ideia do quanto é bonito o sorriso dessa mulher.
 Chegamos no Uyuni, a holandesa e a Peruana do sorriso lindo foram tomar banho e fomos beber uma cerveja, sim só elas tomaram banho, eu fui sujo mesmo, mas enfim tivemos um pouco mais de tempo para conversamos sobre nossas histórias de viagens, até que chegou a de se despedir, eu fiquei ali e ambas foram rumo a La Paz.
Uyuni é uma cidade extremamente turística, aqui pode encontrar pessoas de todas as partes do mundo, mas oque me chamou a atenção foi a quantidade de asiáticos, em geral japonês, não sei qual a ligação que eles tem com o salar só sei que eles dominam a cidade, outra atração da cidade é o cemitério de trens, esse conheci no segundo dia que estava na cidade, lá aproveito um belo por do sol.
 Dia seguinte fui no famoso Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo, mas nessa época do ano as chuvas deixam o salar com uma camada de água, com isso me impedindo de pedalar nesse terreno já que o sal iria destruir minha bicicleta, então me contento em ir até a borda do salar e ali vejo o quanto é turístico o local, camionetas de agências a todo instante passam com seus turistas e suas câmeras fotográficas para fora da janela.
 Minha opinião sobre a cidade é, vale a pena visitar apenas uma vez na vida, isso por que é barato a comida e  estadia na cidade, caso contrário não indicaria fazer uma viagem longa apenas para visitar o lugar, digo isso por que o verde das árvores e a vida nos bosques e matas me encantam mais que esses terrenos desérticos ou quase isso.
Na cidade mergulho de cabeça na culinária regional, meus cafés da manhã são a base de uma sopa que os Boliviano tomam também, meu almoço também é sopa com arroz, batatas, mandioca e carne de cordeiro, isso acompanhado de um molho super picante que não sei o nome.  Conheci um artesão argentino com quem compartilhei muitas histórias, ele está a nove anos viajando pela América do Sul, o cara tem um conhecimento fantástico sobre vários assuntos, sobre as histórias das origens dos países então é uma enciclopédia ambulante, com ele vou a um restaurante que serve jantar, por 15 Boliviano que é cerca de 7,50 reais, com direito a saladas, macarrão e 1/4 de frango, uma super janta e super barata.
 Resolvi andar de trem desde Uyuni até Oruro, uma viagem de 7 horas durante a noite, consigo dormir alguns minutos, mas nada de descansar realmente, em Oruro fico nos Bombeiros da cidade, até então a melhor e maior estrutura que já fiquei, tenho uma sala de reuniões enorme para me hospedar, cozinha, banheiro, ducha, local para lavar roupas e até um cão que tentou me avançar quando ia subindo as escadas, mais tarde descobri que a cachorra não gosta de pessoas sem uniforme, ou seja ela só gosta dos bombeiros, mas o lado bom é que ela não tem mais dentes, então só iria massagear onde mordesse.
 Já passava das duas da tarde e a fome começou a dar sinal, entao fui convidado para almoçar com os bombeiros, cordeiro assado, arroz, batata, e batata desidratada, ela fica negra, mais consistente e com gosto diferente, porém bom, na hora da janta novamente jantei com a corporação, todos muito simpáticos e alegres.
 Durante a noite um chamado para uma ocorrência com ferimento por arma de fogo, todos ficam espantados, não é nada normal isso acontecer por aqui, enquando isso nos achando que a Bolívia é um país super perigoso.
 Durante a noite mesmo provei a tal folha de coca, não gostei nada dessa coisa, mas continuo mascando só para não fazer feio perante os anfitriões.
Dia seguinte tomo café da manhã, arrumo as coisas, tiro umas fotos e me despeço, assim parti da cidade de Oruro. Logo nos primeiros 20 km percebi que algo não estava normal, tenho que utilizar um espaço na beira da rodovia como banheiro, aos poucos o corpo foi enfraquecendo cada quilômetro parecia uma eternidade, percori cerca de 40 km e encostei a bicicleta em um guardireio e nessa sombra deitei, deitei e dormi uma hora na beira da rodovia, as forças tinham se esgotado, mal consigo ficar de pé, mas tenho mais 10 km para pedalar.
Chegando na cidade de Caracollo procurei uma hospedagem, encontrei, paguei, deixei a bicicleta na porta do quarto e fui pra cama, tomei remédio para diarréia e resfriado. Era duas horas da tarde eu embaixo de 3 cobertas e ainda assim tremia de frio.
 Diarréia, dor de barriga, caganeira, xuriu, isso tudo eu tive nesses dois dias, podem rir, mas acabou o papel higiênico, guardanapos e já estava indo até um caderno. Dois dias resumindo em deitar ir ao banheiro, antes de pensar em ter vontade de ir ao banheiro já deveria estar lá, por que se não era capaz de borrar as calças.
 No domingo pela manhã já me sinto melhor, então parti dessa hospedagem, quando saio na avenida vejo muitas pessoas, como se uma grande feira estivesse acontecendo, muitos cordeiros amarados pelas patas, alguns soltos, milhos, folhas de coca, e tudo que as pessoas produzem estão ali para ser comercializado, mas ainda não estou bem o suficiente para tirar a câmera do alforge e tirar algumas fotos.
  Nesse dia pretendia pedalar 40 km, mas precisava sacar dinheiro e acabei pedalando 87 km até uma cidade onde tem agência bancária. Em Patamaya me hospedei em um quarto com duas camas, banheiro e lugar para a bicicleta, isso por 25 Boliviano, logo que cheguei fui tomar banho e me deitar, mais tarde fiz minha janta que não ficou nada agradável, acordo várias vezes durante a noite. Quando amanheceu o dia saio para procurar um caixa eletrônico, fico em uma fila de idosos, ali sendo a atração deles, as senhoras me olhavam com cara de desconfiadas e os senhores me cumprimentam com abraços e passam a mão na minha cabeça, como se fosse seu neto e sempre falam que vão me arrumar uma cholita, cholita é as senhoras com suas vestes típicas bolivianas, são encantadoras.
 Com dinheiro já fico mais confortável, com isso me permito ficar mais um dia na hospedagem, compro água, biscoitos, salgadinhos e sachês de chá, isso pra passar meu dia de rei sem sair do meu quarto, aproveitando um típico dia de inverno, frio, tempo nublado, e eu aqui assistindo Chapolin Colorado a manhã toda enfiado debaixo de três cobertas.
 Uma coisa engraçada é que pra quem eu falei que tinha tido dor de barriga todos me falaram que é por pegar frio na barriga, já que eles estão acostumados com a falta de higiene no preparo da alimentação, digo isso por que aqui não à água tratada adequada para o consumo, nas vendas de comidas nas ruas os vários pratos e talheres são lavados na mesma bacia com água e ali também pode se observar cachorros bebendo água, um paraíso para quem é mais enjoado ou sensível quanto a comida, até mesmo eu que me considero um estômago de avestruz não resisti as más condições de higiene. Mas tirando a parte ruim da história a comida estava muito saborosa, bem picante e com sabores distintos ao meu paladar, porém a dor de barriga me tirou a coragem de seguir provando da culinária boliviana.
 Me sinto melhor e tenho que seguir viagem, o destino é Copacabana, a última cidade boliviana antes da fronteira com Peru. As 8:30 h e com a temperatura de 5°c sai da cidade de El Alto, a periferia de La Paz, um trânsito caótico, muitas pessoas, muita sujeira, muitos carros, muita poeira e muitas muitas buzinadas, cerca de uma hora depois sai dessa aglomeração e segui pela Ruta praticamente em silêncio.
 Pedalei 60 km e perei para comprar algo para comer, conversei com algumas pessoas e segui viagem, logo a frente já estava as margens do lago Titicaca. Casas simples com suas pequenas criações de ovelhas, vacas e porcos a margem do lago com algumas senhoras sentadas ao sol, assim foi às cenas que vi nesse trajeto.
 Muitos restaurantes oferecendo Trucha "Truta" me parece justo provar um peixe fresco recém pescado no lago Titicaca, encontrei um restaurante simples e parei, pedi o valor e o tamanho do peixe, negociei a metade do valor, 20 pesos Boliviano por uma super refeição deliciosa, não me arrependi de ter provado.
 Pedalei ate Tiquina, um pequeno povoado que é dividido pelo lago Titicaca, para atravessar ao outro lado somente de balsa, pego 5 pesos pela travessia, já do outro lado do lago uma família de franceses, pai, mãe, duas filhas e um filho estão felizes tirando fotos dos patos e gaivotas e do Ciclista, o homem vem conversar comigo e me conta que já esteve no Brasil duas vezes inclusive nas Cataratas, ele me convida para ir com sua família até Copacabana, bora lá, já tinha pedalado 130 km no dia, isso me recuperando de uma dor de barriga, essa carrona veio em ótima hora, no caminho conversamos sobre as diferenças culturais dos países da América do sul e oque destaca o Brasil é o clima de festa.
 Em Copacabana novamente me senti mal do estômago, mais dois dias aproveitando uma cama confortável e quente de uma hospedagem, porém sem conhecer nada da cidade, apenas assistindo filmes, comendo biscoitos e bebendo muita água, no dia seguinte quando me sinto melhor saio do hostel com intenção de ir ate o Peru, mas a chuva me fez ficar por aqui mais um dia, dessa vez em um hostel diferente onde provei a melhor comida na Bolívia, essas trutas são demais.
Se nada der errado amanhã sim cruzo a fronteira com o Peru, com um sentimento ruim de ter deixado de conhecer muitas coisas por o mal estar que tive, mas de todos os males esse é o menor, o que importa é que a viagem segue rumo ao norte.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário