sexta-feira, 24 de março de 2017

Diário de viagem 11/02 à 20/02

Diário de viagem dia 11/02 à 20/02

Los Vilos é uma pequena cidade litorânea situada a cerca de 220 km ao norte de Santiago. Primeira vez que ouvi falar da cidade foi pelas palavras de um morador daqui, um cicloturista que conheci a uns 500 km ao norte, na ocasião ele disponibilizou sua casa para nos receber, eu e Aël, no entanto  não anotei seu contato.  Quando estava no posto de combustível utilizando a internet pedi Aël que me passasse o nome do cicloturista, nesse tempo procurei no Warmshowers alguem que pudesse me receber na cidade, encontrei dois contatos, enviei mensagem e resolvi anotar o número do telefone de um desses contatos e lhe enviar uma mensagem pelo watsapp, logo respondeu, pronto já tinha onde passar uma noite.
Quando cheguei no endereço vi alguém sentada do lado de dentro da casa mas quem veio me receber foi Fernanda e Alfonso, os meus anfitriões. Logo nas primeiras horas de conversas descobrimos muitos amigos em comum, inclusive alguns que já se hospedaram aqui na casa. Bicicleta encostada, alforges acomodados, e fomos caminhar na costaneira, ali próximo a casa tem o aquário municipal onde tem exemplares de espécies encontradas na região. Logo na primeira noite descobri que aqui iria tirar a barriga da miséria, Alfonso é um cozinheiro de mãos cheias e a Fernanda também né hahaha.
Fernanda é uma chilena que ainda tenho minhas dúvidas, quando foi me receber no portão da sua casa eu poderia jurar que ela era baiana, um sotaque perfeito, mas segundo ela nasceu aqui no Chile mesmo. Todos os dias os caes da casa vao tomar banho de mar, tem quatro cães lindos da raça Gold Retriever, entre os quatro esta o Pastel, um cão que é a sensação da cidade, super famoso, inclusive é ator de uma propaganda publicitária. Depois de observar as atitudes de Pastel posso garantir que se nossa alma volta após a morte a alma de Pastel foi de um humano, é difícil explicar, mas saio daqui com essa certeza.
Aqui comecei minha vida nos jogos de azar, eu que nunca gostei de jogar cartas aqui comecei a jogar todos os dias e o melhor de tudo que as vezes ganhava. Também foi aqui onde tive tempo para aproveitar de uma forma mais tranquila os finais de tarde, sem pensar em fazer acampamento ou comida para janta, por falar nisso toda refeição era deliciosa, isso vai deixar saudades quando estiver cozinhando meu macarrão com azeite de oliva e alguma outra coisa pra dar algum gosto.
 Em um dos finais de tarde que eu e Alfonso estávamos caminhando na costaneira avistamos alguns lobos marinhos, fiquei doido querendo fotografar, mas estavam longe para o zoom da câmera, eis que ele falou que tinha uma ilha onde os lobos marinhos habitavam e o melhor de tudo é que poderíamos ir até lá pedalando, fiquei empolgado com a notícia.
 Em uma manhã encontramos a Norma, tia de Fernanda e Alfonso, logo que me viu pediu até quando eu ficaria aqui, e se eu pudesse fazer serviço voluntário em um canil municipal, claro que topei na hora, isso depois de pedir se poderia ficar mais uns dias na casa.
 Aqui aproveitei para atualizar algumas fotos e algumas coisas que necessitava fazer com internet, entre atualizar fotos aproveitei para tirar muitas outras fotos.
Sexta era aniversário da Fernanda, passamos o dia cantando os parabéns e lhe dando as felicitações, ela sempre com um sorrisão e uma boa gargalhada agradecia. A noite teve uma festa em comemoração, muita comida boa e vinho.
Sexta eu e litchi, à Litchi é uma amiga da Fernanda que está passando uns dias aqui, uma morena com os olhos mais negros que já vi, pelo menos os mais negros que prestei atenção, enfim eu e ela fomos fazer o serviço voluntário no canil, fomos com duas senhoras simpáticas com quem conversamos muito, elas quem nos instruíam do serviço que deveríamos fazer, entre eles juntar fezes, trocar papelão do canil dos filhotes, limpar os depósitos de água, trocar água, levar ração, isso em um lugar com cerca de 60 animais dóceis que praticamente implorava por um pouco de carinho e atenção, então não compre cão, adote.
 Sábado fomos conhecer a ilha dos lobos marinhos, no caminho muitas cabras e ovelhas, também muito lixo e isso não é nada bom nem bonito. Parte do caminho pudemos pedalar o restante empurrar as bicicletas, digo no plural pois estávamos eu, Alfonso e Litchi. Chegando lá logo avistei dois filhotes de lobo marinho, incrível a experiência de poder ver um animal assim de tão perto e até tocar, porém não é nada bom ter visto dois filhotes assim solitários, e o pior que ao lado ja tinha outro filhote morto e provavelmente esse será o destino dos dois que avistei. Alguns metros de distância pode ser observado os lobos marinhos, muitos vezes parece ser rochas, imóveis e da mesma cor, mas algum tempo observando pode ver algum movimento e sons altos e assustadores, parece ser sons de filmes de terror.
 Na volta para casa nosso amigo Alfonso teve um pequeno problema, um desmaio de alguns segundos, deu um susto grande em nós, porém tudo ok.
 Voltamos para casa e já fomos direto para o 5° Encuentro de Cocinas del Mar, um festival de comidas típicas com base de pescado e frutos do mar.
 Estou com uma leve impressão que me perdi nos dias da semana, bom ultimamente não existe calendário para mim, não diferencio segunda de domingo, a estrada continua a mesma todos os dias da semana. Me programei para sair no sábado, não tive coragem, me programei para sair no domingo me fizeram desistir, pois viram que não estava animado para pegar a estrada, e não estava mesmo, essa semana aqui me fez se acomodar de certa forma, mas a estrada já estava me dando saudades, a liberdade, as pessoas que iria encontrar no caminho, isso tudo me fazia pensar em voltar encarar o sol.
Domingo à noite nossa despedida foi nas cartas, como todo noite jogamos cartas, to falando que estou viciado nisso, e advinha quem ganhou?? Todos menos eu hahah o rei das cartas não estava com sorte. Hora de dormir por que amanhã é dia de volta pedalar.
Segunda me despedi dessa família que conheci e que fiz parte por uns dias, muito obrigado Fernanda, Alfonso e Lucy por terem me aturado tanto tempo, espero em breve encontrar a Fernanda em algum lugar no Brasil e o Alfonso o missioneiro das cartas já sei que vamos se encontrar em Las Vegas, lá onde os melhores jogadores se encontram hahahah.























Nenhum comentário:

Postar um comentário